Homilética

31/05/2010 09:23

O que é Homilética?

1. É a Arte de ordenar as idéias do pregador para que elas seja, entendidas pelos ouvintes.
2. É a Arte de pregar o Evangelho.
3. É fazer o ouvinte participante do que eu tenho.
4. É a comunicação da verdade aos homens pelo homem.
5. É a Arte de apresentar as verdades registradas nas Escrituras.
6. Sua definição:


Caráter de uma Pregação:

1. Teológico.
a. Não é uma exposição de idéias. {1Co.2.4}
b. É a apresentação da vontade de Deus revelada.{1Co.2.9,10}

2. Caráter Cristocêntrico.{1Co.2.2}
a.Toda a Bíblia fala de Cristo; Ele é o tema central das Escrituras.{Ef.1.9,10}

3. Caráter Divino. {Mc.16.15}
a. Deve responder as questões do pecador.{sobre a vida, morte, pecado, Deuse etc.}

4. Caráter Antropocêntrico. {Ap.6}
a. Deve atender a todos os povos e raças { Exige domínio da língua e cultura}

5. Caráter Espiritual.{1Co.7.6,12;2Co.11.16-20}
a. Deve ser fruto de inspiração do Espírito Santo. (Deus pondo na mente do pregador sua vontade)

6. Caráter Doutrinário. {Hb.5.12,13}
a. Deve promover os princípios básicos da fé.(Arrependimento,conversão, batismo etc.)



Caracteristicas do Pregador:


O PREGADOR DO EVANGELHO
Deus, na sua infinita graça, escolheu o homem como instrumento para a pregação do Evangelho. Os anjos almejaram essa missão, mas Deus a entregou aos homens. Cabe a cada pregador reconhecer o privilegio e cumprir com dedicação a parte humana no processo da pregação. Há três elementos importantes na arte de pregar: a inspiração que procede de Deus, a execução feita pelo pregador e a recepção pelos ouvintes. O pregador tem responsabilidades sobre os três. Deve mover o coração de Deus buscando unção e poder. Deve cuidar de si mesmo e deve provocar nos ouvintes interesse pela pregação. Há algumas atitudes indispensáveis a todo pregador.
Há fatores na vida do pregador que precisam ser levados em consideração para um bom desempenho da homilética.

SUA VIDA CONSAGRADA A DEUS
Um pregador do Evangelho não deve ser um orador comum. É necessário ser convertido a Cristo e ter uma vida consagrada a Deus, sua vida deve confirmar sua pregação. Não é possível ganhar outros para uma fé com a qual não se está plenamente comprometido.

CONHECIMENTO BÍBLICO
Todo o pregador deveria pregar a Palavra de Deus. Quando um pregador apresenta as Escrituras, deve estar em plena sintonia com a mesma. Deve reverenciá-la, amá-la e vivê-la para poder pregá-la proveitosamente.
Noções básicas de hermenêutica são essenciais para o pregador. A Bíblia tem sido interpretada a bel-prazer e muitas vezes essas interpretações ferem a verdade central do texto. A visão denominacional tem exercido influência forte no intérprete que foge do princípio básico que é apresentar a Bíblia sem preconceito. Pregar o que a denominação deseja em prejuízo da verdade bíblica, alem da deficiência hermenêutica, é como poluir rios e mares para que sua cidade seja beneficiada. Os interesses do Reino de Deus devem prevalecer nos púlpitos. Outro fator importante é a cultura hebraica: a língua, some-se ao hebraico o grego. Tudo que envolve o texto bíblico e sua história deve fazer parte do conhecimento do pregador. Procure pesquisar um comentário bíblico, um léxico ou em uma boa gramática hebraica e grega. Há literaturas em português suficientes para dar uma boa noção das línguas bíblicas e da hermenêutica.

SUA VIDA DE ORAÇÃO
O êxito ou fracasso de um sermão começam no preparo. Com humildade e oração, devemos buscar a Deus para saber o que pregar e como pregar. Os objetivos e os resultados devem ser perseguidos com perseverança. O Maximo que se pode fazer é um bom sermão e um apelo. Quem opera as mudanças é o Espírito Santo. Portanto, busquemos seu poder em constantes orações.

POSTURA ÉTICA
O púlpito da igreja não é uma sala de visitas. Não use o púlpito para vinganças, provocações, desabafos ou coisas dessa natureza. Lembre-se de que você é um pregador da vontade de Deus. É covardia usar o púlpito para esses fins, sabendo que os ouvintes não poderão se defender. Evite citar nomes ou qualquer referência negativa a quem quer que seja. Cuidado com as ilustrações exóticas, bizarras e desconcertantes.
O pregador deve dedicar-se em pregar a Bíblia sem fugir dela nem forçar o texto. Os sermões temáticos ou livres sem compromisso com a homilética têm sido usados para atacar pessoas ou instituições. O sermão, por ser um discurso monólogo, tira dos ouvintes atacados a possibilidade de se defenderem.
Se o pregador sentir necessidade de exortar a alguém especificamente, deve chamá-lo em particular.


CRESCIMENTO INTELECTUAL
O pregador deve amar os livros e procurar fazer boas leituras. Precisa aperfeiçoar a língua que fala, tendo consciência de que a mesma é dinâmica; deve ser criativo, culto, atual. Pedro era um semi-analfabeto, porém seus sermões impressionaram os eruditos. William A. Quayle declara “é pecado ser desinteressante na pregação do Evangelho”. É necessário saber o que interessa ao povo. Para isso, o pregador deve ler incessantemente, não somente livros teológicos, mas jornais, livros e revistas.

EQUILIBRIO EMOCIONAL
O pregador deve ser equilibrado. Na arte da pregação, há imprevistos que um pregador sem equilíbrio não resiste. Pregar é apresentar a Palavra de Deus e buscar resultados. Não deve levar o ouvinte a êxtases, mas satisfazê-lo e manter nele estima e consciência do valor da piedade. Devem ser levadas em consciência a instrução, a idade e a capacidade do público de prestar atenção.
O pregador não deve descarregar nos ouvintes suas crises pessoais. Antes de assomar ao púlpito, procure resolver os seus problemas emocionais.

ZELO COM A ESTÉTICA
O púlpito não é passarela de beleza, mas a aparência do pregador pode ser um ato de grande influência na pregação. Uma boa higiene e vestimenta adequada são elementos indispensáveis.
Um pregador precisa ser higiênico. É inadmissível um pregador que não toma banho direito e não usa um eficiente antitranspirante. Alguns pregadores, principalmente no calor, transpiram muito. O cuidado com os dentes é outro fator importante. O pregador terá de exibir os dentes ou a falta deles. É profundamente lamentável o descuido de alguns pregadores com a higiene bucal.
O ouvinte sempre julgará este aspecto do pregador, e se verificar o seu descuido pessoal, dificilmente dará a atenção que a pregação.

CAPACIDADE DE APRESENTAR-SE EM PÚBLICO
Não fique ansioso, tenso, preocupado, confie em Deus. Tenha sempre na mente que você vai anunciar a Palavra de Deus aos seus ouvintes. Eles serão sempre necessitados e carentes desta palavra. Não se preocupe com conversas ou risos durante a pregação. Na maioria das vezes, não tem nada a ver com o pregador. Mas o pregador inseguro pensará sempre que estão criticando e rindo dele. Mantenha a calma e pregue, mesmo que haja reações instantâneas contra a Palavra de Deus. Faça isso com a absoluta certeza de estar anunciando uma mensagem da parte de Deus. Fale com tranqüilidade.

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.